Açoriano Oriental
Covid-19
Polícia francesa já fez 5,8 milhões de controlos para fazer cumprir quarentena

O ministro do Interior francês, Christophe Castaner, anunciou que a polícia já fez 5,8 milhões de controlos e abriu 359.000 processos por desrespeito às regras de confinamento desde o início da quarentena, a 17 de março.

Polícia francesa já fez 5,8 milhões de controlos para fazer cumprir quarentena

Autor: Lusa/AO Online

Em entrevista ao canal LCI, o ministro afirmou ainda que este "não é um período de férias" e disse já ter pedido às autoridades dos locais mais turísticos em França para reforçarem os controlos nesta segunda fase da quarentena, prolongada até 15 de abril.

O reforço vai também ser feito nas gares ferroviárias, onde apenas circulam cerca de 6% dos comboios previstos normalmente, assim como nos aeroportos. O aeroporto de Orly fechou na noite de terça-feira, algo inédito.

Para circularem na via pública, os franceses precisam de se fazer acompanhar de uma declaração, disponível no site do ministério do Interior, que eles próprios preenchem e onde justificam a saída, declarando por sua honra que não estão a violar as regras em vigor, e que terão de mostrar se abordados pelas autoridades.

Os motivos para saídas autorizadas são o trabalho, compras de bens essenciais, assistência à família, saídas curtas para exercício físico num raio de um quilómetro da residência, idas ao médico em caso de urgência e intimação das autoridades.

As justificações são verificadas em permanência pela polícia e polícia militar, destacadas para manter em vigor as regras de quarentena impostas pelo Governo. Dentro e fora das cidades, a polícia montou pontos de controlo mandado parar pessoas e viaturas aleatoriamente.

As multas aplicadas começam por 135 euros numa primeira infração e sobem para 200 euros numa segunda infração. Quatro infrações no espaço de um mês levam a uma pena de prisão de seis meses e a multa pode ser agravada até 3.750 euros.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados