Açoriano Oriental
Poder de compra em Portugal situou-se em 79% da média da UE em 2013
O poder de compra dos portugueses aumentou três pontos percentuais entre 2012 e 2013, para 79% da média da União Europeia, o que coloca Portugal na antepenúltima posição entre os países da zona euro, divulgou o INE esta quinta-feira.
Poder de compra em Portugal situou-se em 79% da média da UE em 2013

Autor: Lasa/AO Online

 

Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), abaixo de Portugal estão a Grécia e a Estónia, cujo produto interno bruto (PIB) ‘per capita’ expresso em paridades de poder de compra se situou nos 73% em 2013.

A subida do poder de compra em Portugal é justificada pelo INE com a redução do nível relativo de preços e o aumento do PIB ‘per capita’ em preços correntes, em resultado do aumento do PIB e da diminuição da população.

De acordo com o INE – que se baseou em informação do Eurostat sobre preços de um cabaz comum de bens de 37 países europeus – é notória uma “muito significativa dispersão” do indicador de volume do PIBpc medido em paridade do poder de compra nos 28 Estados-membros da União Europeia.

Assim, o Luxemburgo apresenta o maior índice de volume, sendo este mais de duas vezes e meia acima da média da UE28 e cerca de seis vezes maior do que o da Bulgária, que é o país da UE com o menor nível de riqueza ‘per capita’.

Entre 2012 e 2013, o instituto salienta o aumento do poder de compra na Estónia em cerca de três pontos percentuais, o que coloca este país numa posição relativa idêntica à da Grécia (73%) em nível de riqueza per capita nos países da área do Euro.

No que respeita à despesa de consumo individual ‘per capita’ (DCIpc), considerado "um indicador mais apropriado para refletir o bem-estar das famílias", o INE diz existirem também “diferenças substanciais” entre os Estados-membro da UE, sendo aqui o posicionamento relativo de Portugal “um pouco melhor que o indicado pelo PIBpc”: A DCIpc passou de 80% da média da UE em 2012 para 84% em 2013.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados