Açoriano Oriental
PM britânico cancela presença na conferência climática COP27 no Egito

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, cancelou a deslocação à cimeira climática COP27 no Egito no próximo mês que a antecessora, Liz Truss, tinha intenção de fazer, indicou um porta-voz.

PM britânico cancela presença na conferência climática COP27 no Egito

Autor: Lusa/AO Online

"Não se espera que o primeiro-ministro participe devido a outros compromissos internos urgentes, incluindo os preparativos para o orçamento de outono" em 17 de novembro, explicou. 

No entanto, o porta-voz garantiu que o "Reino Unido será representado por outros ministros importantes e [pelo presidente da COP26] Alok Sharma” e que Sunak está "totalmente determinado" em cumprir os compromissos.

"Continuamos comprometidos com a neutralidade carbónica e em liderar ações internacionais e nacionais para erradicar as alterações climáticas. O Reino Unido está à frente de muitos outros países", insistiu.

A mesma fonte garantiu que "obviamente" Londres continuará a "trabalhar em estreita colaboração com os anfitriões da COP27 para assegurar que todos os países façam progressos nos compromissos históricos que assumiram no pacto climático de Glasgow”. 

A 27.ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP27) vai ter lugar em Sharm el-Sheikh, Egito, entre 06 e 18 de novembro.

O chefe de assuntos climáticos do Ministério dos Negócios Exteriores egípcio, Mohamed Nasr, disse na terça-feira que "mais de 90 chefes de estado e de governo” confirmaram a presença, sem adiantar nomes.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados