Açoriano Oriental
Somália
Piratas capturam navio de bandeira britânica
Um cargueiro de bandeira britânica, Asian Glory, foi capturado por piratas somalis na noite passada, na costa da Somália, com 25 tripulantes a bordo, informou hoje o Governo britânico.

Autor: Lusa / AO Online

A fonte oficial afirmou que não há britânicos a bordo, mas não revelou a nacionalidade dos tripulantes.

No entanto, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Bulgária confirmou que estão oito búlgaros a bordo do navio, que transportava automóveis de Singapura para Jeddah, na Arábia Saudita.

Segundo o armador, a empresa Zodiac Shipping, estão também a bordo ucranianos, romenos e indianos.

O navio foi capturado a 700 milhas da costa somali, de acordo com o capitão Prodan Radanov, presidente da filial na Bulgária do armador britânico.

Este é o segundo navio capturado este ano por piratas somalis, seguindo-se ao Pramoni, com bandeira de Singapura, sequestrado sexta-feira na zona do golfo de Aden, segundo disse à Lusa o porta-voz da NATO, comandante Santos Fernandes.

A operação de combate no caso do navio Pramoni decorreu, segundo o comandante Santos Fernandes, no âmbito da cooperação das forças internacionais contra a pirataria criada para a área e envolveu um navio norte-americano e outro russo, além de helicópteros.

"Infelizmente, o navio foi tomado pelos piratas", disse aquele responsável, que especificou que a bordo se encontram 24 tripulantes feitos reféns.

Segundo a mesma fonte, ocorreram 33 sequestros de navios nos últimos seis meses naquela zona, período em que o combate à pirataria na Somália esteve sob o comando de Portugal.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados