Zona Euro

PIB acelera no terceiro trimestre


 

Lusa / AO online   Economia   30 de Nov de 2007, 15:44

O produto interno bruto (PIB) da Zona Euro cresceu 0,7 por cento em cadeia (face ao trimestre anterior) no terceiro trimestre e o da União Europeia (UE) aumentou 0,8 por cento, indicou esta sexta-feira o Eurostat.
O Departamento de Estatísticas das Comunidades Europeias (Eurostat) estima que a riqueza produzida na Zona Euro cresceu no terceiro trimestre 2,7 por cento em termos homólogos (face ao mesmo período do ano anterior) e que na UE progrediu 2,9 por cento.

Tanto em cadeia como em comparação homóloga, o crescimento do PIB acelerou no terceiro trimestre face ao segundo, na Zona Euro e na UE.

Entre os 15 países da UE que já dispõem de estimativas do PIB para o terceiro trimestre, Portugal apresentou o pior resultado na variação em cadeia (estabilização do produto) e o terceiro mais baixo em comparação homóloga (1,8 por cento), acima da Hungria (1,2 por cento) e Dinamarca (1,7 por cento).

O Eurostat assinala que o consumo das famílias aumentou em cadeia 0,5 por cento na zona euro e 0,6 por cento na UE e o investimento acelerou para um acréscimo de 0,9 por cento na Zona Euro e de 1,1 por cento na UE.

As exportações aceleraram para um aumento de 2,5 por cento na Zona Euro e de 2,6 por cento na UE mas observou-se uma aceleração mais acentuada das importações, que cresceram 2,7 por cento na Zona Euro e 2,9 por cento na UE.

As despesas de consumo final das administrações públicas acentuaram o crescimento em cadeia, para 0,6 por cento, tanto na Zona Euro como na União Europeia a 27.

O valor acrescentado bruto (VAB) cresceu 0,7 por cento em cadeia tanto na UE como na Zona Euro e em comparação homóloga registaram-se acréscimos de 2,7 por cento na Zona Euro e de 3,0 por cento na UE.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.