Pelo menos 8 mortos e 40 feridos em atentado suicida

Pelo menos oito pessoas morreram e 40 ficaram feridas hoje, num atentado suicida no centro de Cabul, capital do Afeganistão, junto de um hotel e da residência de um ex-vice-presidente afegão, segundo as autoridades.


De acordo com o Ministério do Interior, o alvo que o bombista suicida pretendia atingir é ainda pouco claro.

Mas as autoridades sabem que o ataque, registado às 09:30 locais (06:00 em Lisboa), se tratou de "um atentado suicida".

"Oito pessoas morreram. Quatro eram mulheres e as outras quatro eram homens", referiu o porta-voz do Ministério do Interior, Zemeri Bashary, adiantando que 40 pessoas ficaram feridas.

"Estamos a efectuar investigações. Não sabemos qual era o alvo do ataque", adiantou.

Contudo, elementos da segurança presentes no local afirmam que o ataque visava o ex-vice-presidente Ahmad Zia Massoud, irmão do lendário herói anti-talibã Ahmad Shah Massoud, morto pela Al-Qaida dois dias antes dos ataques de 11 de Setembro de 2001 contra os Estados Unidos.

"É claro que o alvo éramos nós", garantiu Shah Asmat, assessor do ex-vice-presidente.

"Primeiro os talibãs mataram Massoud. Agora, tentaram matar o irmão", disse.

A explosão no bairro Wazir Akbar Khan provocou ligeiros danos no hotel Heetal, pertencente ao filho de Burhanuddin Rabbani, ex-presidente do Afeganistão de 1992 a 1996.

PUB

Premium

Entre 2014 e 2024, a comercialização do leite e do queijo açoriano, no seu conjunto, registou um aumento de valor de 44 por cento, passando de 190,7 milhões de euros em 2014 para os 274,6 milhões de euros registados em 2024