Citado na nota de imprensa do Parlamento Europeu, o eurodeputado considera que está perante uma “responsabilidade acrescida de defender e devolver dignidade política às pescas e aos pescadores” numa fase “crucial para a definição do próximo Quadro Financeiro Plurianual", em que a proposta da Comissão Europeia “prevê um corte de 66% no financiamento do setor e a extinção do seu fundo autónomo”.
O parlamentar de Estrasburgo refere que vai bater-se por uma Política Comum das Pescas que “garanta sustentabilidade ambiental, mas também económica e social”, e por políticas que “garantam previsibilidade e estabilidade no setor”.
O social-democrata compromete-se a defender “de forma intransigente as zonas costeiras, comunidades piscatórias e as regiões ultraperiféricas, como os Açores e a Madeira, nas quais o setor das pescas enfrenta custos adicionais permanentes e precisa de instrumentos específicos de apoio”.
“Foi por isso que defendi a reposição do orçamento para as pescas e apresentei a proposta de proteger um montante específico protegido para as regiões ultraperiféricas, para ter um POSEI - Pescas, visando garantir a compensação dos sobrecustos da atividade, de modo a garantir a viabilidade das economias locais”, afirma.
Entre as suas preocupações está o “aumento exponencial dos custos dos combustíveis", uma vez que "aumenta a pressão nas remunerações dos pescadores”, pelo que considera necessário que as políticas europeias “não esqueçam este setor aquando da tomada de medidas”.
O social-democrata tem assumido vários relatórios na Comissão de Pescas e sido responsável por dossiês relacionados com acordos de pescas entre a União Europeia com países terceiros. Neste trabalho inclui-se o relatório sobre as normas sociais, económicas e ambientais para a concorrência leal entre produtos alimentares aquáticos e para a melhoria da segurança alimentar.
Paulo Nascimento Cabral integrou ainda a delegação do Parlamento Europeu na 3.ª Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos, de Nice, em junho de 2025, bem como diversas missões da Comissão das Pescas.
Paulo Nascimento Cabral eleito vice da Comissão de Pescas do Parlamento Europeu
O eurodeputado Paulo Nascimento Cabral, foi eleito por aclamação, primeiro vice-presidente da Comissão das Pescas do Parlamento Europeu
Autor: Lusa/AO Online
