Paul Krugman, 55 anos, elaborou uma nova teoria integrando as investigações díspares sobre as trocas comerciais e a geografia económica, indicou a Academia.
Nascido a 28 de Fevereiro de 1953 em Long Island, Estado de Nova Iorque, Paul Krugman ensina actualmente na Universidade de Princeton e desde 2000 escreve uma coluna do New York Times.
Em 2007, o prémio foi atribuído aos norte-americanos Leonid Hurwicz e Roger Myerson pelos seus trabalhos baseados nos mecanismos de trocas destinados a melhorar o funcionamento dos mercados.
Entre a sua primeira edição, em 1969, e 2007, o mais "jovem" dos prémios Nobel recompensou 40 cidadãos norte-americanos num total de 58 laureados, ou seja, 69 por cento.
Este é o último prémio Nobel a ser anunciado.
Os premiados recebem das mãos do rei da Suécia a 10 de Dezembro uma medalha em ouro, um diploma e um cheque de 10 milhões de coroas suecas (1,03 milhões de euros) que pode ser partilhado por três laureados em cada categoria.
Prémio Nobel da Economia
Paul Krugman galardoado por trabalhos sobre trocas comerciais
O prémio Nobel da Economia foi atribuído ao norte-americano Paul Krugman pelos seus trabalhos sobre as trocas comerciais, anunciou a Academia Real sueca das Ciências.
Autor: Lusa/AOonline
