Açoriano Oriental
Passivo da Câmara da Ribeira Grande diminui 11,5%

O passivo financeiro da Câmara Municipal da Ribeira Grande diminuiu em 2023 em cerca de 11,5% face ao ano anterior, ficando nos 18,8 milhões de euros, anunciou hoje o município.

Passivo da Câmara da Ribeira Grande diminui 11,5%

Autor: Lusa

De acordo com uma nota de imprensa da autarquia, na sequência da sessão ordinária de reunião de executivo, que decorreu na quinta-feira, e na qual foram apresentados os resultados financeiros de 2023, 7,3 milhões de euros dizem respeito a empréstimos bancários e 9,7 milhões de euros a locações financeiras.

Citado na nota de imprensa, o presidente do município, Alexandre Gaudêncio, afirma que "esta redução permite reforçar a capacidade de endividamento, caso seja necessário, para permitir aproveitar ao máximo os fundos comunitários que se avizinham".

O autarca refere que o município “contabilizou 30,8 milhões de euros de receitas, o que representou uma taxa de execução de 102,12% e 27,1 milhões de euros de despesas, com grau de execução de 90,39%”.

Estes valores “representam um saldo da conta de gerência positivo de 3,3 milhões de euros que transitou para 2024”, de acordo com o autarca.

Entre investimentos realizados, a Câmara Municipal da Ribeira Grande destaca as obras da ligação do ramal Maia-Lombinha, no valor de 749.645,75 euros, a par da reabilitação de algumas vias municipais, orçada em 1,9 milhões de euros.

A autarquia investiu ainda 1,6 milhões de euros no saneamento básico, na vertente social cerca de 305 mil euros e foram transferidos 1,1 milhões de euros para as juntas de freguesia, o que representa um aumento de 7,3% face ao ano anterior.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados