Açoriano Oriental
Cultura
Participação nacional em actividades culturais abaixo da média europeia
Os portugueses são dos europeus que menos participam em actividades culturais, tendo apenas metade lido um livro no último ano e um quarto visitado um museu ou galeria, segundo um estudo divulgado em Bruxelas pelo Eurostat.

Autor: Lusa / AO online
O documento do gabinete oficial de estatísticas da União Europeia sobre "a economia da cultura e actividades culturais na UE a 27" revela que os portugueses são dos cidadãos comunitários mais afastados da Cultura, e quando questionados sobre as actividades culturais em que participaram nos últimos 12 meses apresentam os valores mais baixos dos 27 em todos os parâmetros.

De acordo com os resultados do inquérito, já deste ano, apenas 50 por cento dos portugueses leram um livro, 24 por cento visitaram um museu ou galeria, 23 por cento assistiram a um concerto, 19 por cento foram ao teatro e somente 9 por cento assistiram a ballet ou ópera, apresentando Portugal em todos estes casos o segundo valor mais baixo da UE.

A média de europeus que leram um livro é de 71 por cento, 41 por cento visitaram um museu, 37 por cento assistiram a um concerto, 32 por cento foram ao teatro e 18 por cento à ópera ou ballet, e em cada um destes indicadores Portugal só fica à frente, respectivamente, de malteses (45 por cento), búlgaros (20), gregos (21), polacos (18) e romenos (8).

Também são poucos os portugueses que visitaram um monumento histórico (35 por cento, contra média da UE de 54 por cento), frequentaram uma biblioteca pública (24 por cento, sendo a média de 35 por cento) ou foram ao cinema (apenas 35 por cento, longe da média de 51 por cento).

A única actividade cultural que contou com a "participação" de mais de metade dos portugueses inquiridos foi assistir (pela televisão) ou ouvir um programa cultural, mas mesmo neste caso o valor em Portugal (67 por cento) fica distante da média da UE (78 por cento).
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados