Açoriano Oriental
União Europeia
Parlamento Europeu aprova novas regras sobre rótulos de sumos e néctares de fruta
O Parlamento Europeu aprovou novas regras sobre sumos de fruta, limitando a adição de açúcar e obrigando a mencionar claramente nos rótulos tudo o que está na embalagem.

Autor: Lusa/AO online
As novas regras, que os estados-membros têm 18 meses para incluir na sua legislação nacional, proíbem a adição de açúcar nos sumos de fruta ao mesmo tempo que proíbe os rótulos de dizer "sem adição de açúcar".

Para os néctares, distinguidos dos sumos nos rótulos, é admitida uma percentagem até 20 por cento e açúcar ou edulcorantes, que deve ser anunciada explicitamente na embalagem.

No caso do sumo de laranja, a nova regulamentação obriga a que se anuncie na embalagem quando o produto contém sumo de tangerina, uma mistura comum nos países de origem da maior parte dos sumos vendidos na Europa para dar mais cor e sabor ao produto.

Quando se trate de sumos de frutos variados, o nome do produto tem de dizer quais são, por ordem da percentagem utilizada.

Um sumo que tenha 90 por cento de maçã e 10 por cento de morango, que pode ser comercializado como "sumo de morango", vai ter que passar a ser rotulado "sumo de maçã e morango".

A directiva com as novas regras vai ter ainda que ser aprovada em Conselho de Ministros da UE para entrar em vigor.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados