As novas regras, que os estados-membros têm 18 meses para incluir na sua legislação nacional, proíbem a adição de açúcar nos sumos de fruta ao mesmo tempo que proíbe os rótulos de dizer "sem adição de açúcar".
Para os néctares, distinguidos dos sumos nos rótulos, é admitida uma percentagem até 20 por cento e açúcar ou edulcorantes, que deve ser anunciada explicitamente na embalagem.
No caso do sumo de laranja, a nova regulamentação obriga a que se anuncie na embalagem quando o produto contém sumo de tangerina, uma mistura comum nos países de origem da maior parte dos sumos vendidos na Europa para dar mais cor e sabor ao produto.
Quando se trate de sumos de frutos variados, o nome do produto tem de dizer quais são, por ordem da percentagem utilizada.
Um sumo que tenha 90 por cento de maçã e 10 por cento de morango, que pode ser comercializado como "sumo de morango", vai ter que passar a ser rotulado "sumo de maçã e morango".
A directiva com as novas regras vai ter ainda que ser aprovada em Conselho de Ministros da UE para entrar em vigor.
União Europeia
Parlamento Europeu aprova novas regras sobre rótulos de sumos e néctares de fruta
O Parlamento Europeu aprovou novas regras sobre sumos de fruta, limitando a adição de açúcar e obrigando a mencionar claramente nos rótulos tudo o que está na embalagem.
Autor: Lusa/AO online
