Açoriano Oriental
Organizações portuguesas de Nova Iorque premeiam Secretário de Estado das Comunidades

Uma associação de 68 organizações portuguesas do Estado de Nova Iorque, a NYPALC, atribuiu um prémio ao Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, pela presença ativa na vida da diáspora.

Organizações portuguesas de Nova Iorque premeiam Secretário de Estado das Comunidades

Autor: Lusa/Ao online

A presidente da NYPALC, Isabelle Coelho-Marques, disse à Lusa que a decisão foi unânime, porque o Secretário de Estado “está sempre disponível para ouvir a comunidade”.

“Nós acreditamos, independentemente de opiniões partidárias, que o nosso Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas tem sido bastante ativo nas comunidades, tem tido uma presença assídua. Sempre que precisamos de alguma coisa ele está sempre disponível para ouvir a comunidade”, disse a responsável.

A distinção da NYPALC foi atribuída durante a gala anual de prémios de liderança da comunidade luso-americana, realizada na noite de sábado (madrugada de domingo em Portugal) no Portuguese American Center of Suffolk, onde estiveram cerca de 600 pessoas.

José Luís Carneiro, presente na cerimónia, saudou a iniciativa da NYPALC de juntar a comunidade de portugueses e lusodescendentes e o esforço da associação “para manter vivos os laços históricos” que ligam Portugal aos EUA e que se traduzem em “raízes de valores fundamentais” de liberdade, justiça e igualdade.

O Secretário de Estado declarou que os cidadãos migrantes e diáspora portuguesa dão contributos de trabalho, de desenvolvimento e de solidariedade ao país de origem e aos países de acolhimento.

O presidente honorário da sétima edição da gala de prémios da NYPALC, Miguel de Serpa Soares, subsecretário-geral da Organização das Nações Unidas para Assuntos Jurídicos, disse que a ocasião era uma celebração do “espírito de cooperação, compromisso e generosidade” que os portugueses tanto valorizam e levam “a todos os cantos do mundo”.

“Esta tem sido a minha experiência em Portugal, na Bélgica, em vários sítios onde vivi e agora em Nova Iorque desde há seis anos como consultor jurídico das Nações Unidas. Tenho testemunhado muitas vezes o compromisso de Portugal e de todos os representantes com as iniciativas e processos que refletem as aspirações mais nobres da comunidade internacional”, continuou Miguel de Serpa Soares.

Isabelle Coelho-Marques, que termina o mandato como presidente da associação em dezembro, fez um balanço à Lusa dos últimos anos, afirmando que a comunidade luso-americana “começou a unir-se” e está num “trajeto de unificação e de fortalecer a sua presença no estado de Nova Iorque”.

“Eu herdei uma NYPALC com vinte e poucas organizações, neste momento somos 68. É algo que me dá uma grande satisfação”, disse Coelho-Marques, acrescentando que os membros trabalhavam antes “sozinhos e independentes” e agora funcionam “muito em conjunto”.

“Mas, claro, isto é um trabalho que tem de ser contínuo, nada disto é momentâneo, tem de ser continuado, tem de ser trabalhado e eu acredito que temos líderes na comunidade que estão à altura disso”, afirmou a responsável.

A NYPALC, fundada em 1973, é uma associação sem fins lucrativos e sem filiações políticas e conta atualmente com 68 organizações como membros, que capacitam os cidadãos portugueses e lusodescendentes de Nova Iorque por meio de advocacia, participação cívica, desenvolvimento comunitário e educação.

Entre os membros da associação sem fins lucrativos encontram-se escolas portuguesas, empresas, centros culturais, grupos folclóricos e outras entidades.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados