Açoriano Oriental
Orçamento para 2021 da Câmara da Lagoa totaliza 14,2 ME

O orçamento da Câmara Municipal de Lagoa, aprovado pela maioria socialista, totaliza 14,2 milhões de euros, um valor superior ao deste ano, num documento que "acolhe" propostas do PSD.

Orçamento para 2021 da Câmara da Lagoa totaliza 14,2 ME

Autor: Lusa/AO Online

O documento, aprovado pela maioria do PS e com abstenção do PSD, em reunião de Assembleia Municipal, totaliza os 14,2 milhões de euros, "verificando-se um aumento de 366,3 mil euros face a 2020", de acordo com a autarquia.

"O turismo, lazer, desporto, a juventude e o ambiente vão continuar a ter um forte investimento do município, a par da ação social, da educação e da cultura que vão manter-se como pilares da ação municipal", disse a presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto, em declarações à agência Lusa.

Segundo a autarca socialista, "à semelhança do ano anterior, em 2021, não serão efetuados quaisquer aumentos de taxas e impostos, mantendo-se os atuais valores da derrama e do IMI, e a redução, deste último, para as famílias com dependentes a seu cargo, continuará em vigor".

"O serviço da dívida do município tem vindo a decrescer e em 2021 vai diminuir 15%", sublinhou ainda a presidente da Câmara Municipal da Lagoa, autarquia da ilha de São Miguel.

Cristina Calisto destacou que, em 2021, a autarquia "vai continuar a desenvolver ações no plano social" com 623.700,00 euros de investimento na rubrica Fundo de Emergência Social.

A autarca referiu que, ao abrigo do estatuto de oposição, foi apresentado pelos vereadores do PSD, aquando da análise da anteproposta do Plano e Orçamento para 2021, a inclusão de algumas propostas neste documento e que foram "acolhidas" pelo executivo camarário e integradas no Plano.

Assim, e segundo adiantou, foi introduzida "uma rubrica para a possível aquisição da Fábrica do Álcool, a realização de um caderno de encargos que permita a abertura de um concurso público para concessão da exploração do Aquafit – Health & Fitness Club e o compromisso de criar um Orçamento Participativo Geral na Lagoa".

Na Educação e Cultura, o documento inclui iniciativas cujos valores rondam os 420 mil euros.

No Ambiente, há "um aumento de 54% devido à candidatura a fundos comunitários para equipamento de recolha seletiva" para todas as habitações do concelho, na sequência de um concurso internacional que foi realizado para adquirir contentores individuais de reciclagem para entregar em todas as moradias e ainda para o lixo orgânico.

"É um investimento na ordem dos 400 mil euros e que permitirá que todas as habitações na Lagoa detenham uma estrutura própria para a reciclagem, o que contribuirá para um aumento da percentagem de resíduos recicláveis recolhidos", sublinhou a autarca, acrescentando que o município apresentou ainda uma candidatura à "eficiência energética de todos os edifícios municipais".

O Plano e Orçamento da Lagoa para o próximo ano contempla, ainda o melhoramento da Rede de distribuição e captação de água, revisão do Plano Diretor Municipal, remodelação e manutenção da iluminação pública, requalificação do jardim de Nossa Senhora dos Anjos, abertura da nova via rodoviária em Santa Cruz, entre outros investimentos.

"A autarquia prevê lançar no início de 2021 a concurso a obra de requalificação do auditório Ferreira da Silva em Água de Pau, um investimento muito ansiado pela comunidade", adiantou Cristina Calisto.

Sobre o combate à covid-19, a autarca disse que "não está numa rubrica única", mas "dividida" em várias medidas de apoio ao comércio, restauração, empresários e famílias que "tenham perdido os seus rendimentos" devido à pandemia.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados