Açoriano Oriental
Orçamento dos Açores para 2021 deverá ser hoje aprovado em votação final global

O Orçamento dos Açores para 2021, o primeiro da legislatura e do Governo Regional de coligação PSD/CDS-PP/PPM, deverá ser aprovado em votação final global pelos deputados na Assembleia Legislativa açoriana, após cinco dias de discussão.

Orçamento dos Açores para 2021 deverá ser hoje aprovado em votação final global

Autor: Lusa

Na quinta-feira, o Orçamento para 2021 foi aprovado na generalidade com os votos a favor de PSD, CDS-PP, PPM, Chega e IL, a abstenção do PAN e os votos contra do PS e do BE.

Esta sexta-feira, os deputados deverão aprovar em votação final global o Orçamento para 2021, depois da votação das 45 propostas de alteração apresentadas pelos partidos.

O Orçamento dos Açores para este ano é de cerca de 1.900 milhões de euros, dos quais 165,7 milhões destinados ao transporte aéreo e à reestruturação da SATA.

Também na quinta-feira, foram aprovados o Plano para 2021 e as Orientações a Médio Prazo para 2021-2024, igualmente com os votos favoráveis de PSD, CDS-PP, Chega, PPM e IL, a abstenção do PAN e o voto contra do PS e do BE.

Durante a semana, os deputados que suportam a coligação do governo enalteceram a transparência e a concertação do executivo liderado pelo social-democrata José Manuel Bolieiro, por oposição às anteriores governações socialistas da região.

Os parlamentares da oposição, por outro lado, criticaram a ausência de estratégia do executivo açoriano para as diferentes áreas governativas.

Do lado do Governo Regional, José Manuel Bolieiro realçou algumas medidas inseridas no Plano e Orçamento, como a redução fiscal ou a inclusão da tarifa a 60 euros para voos interilhas para os residentes.

A semana ficou também marcada pela acusação do líder nacional do Chega, André Ventura, à coligação que governa os Açores de não estar a cumprir os “pressupostos” do acordo celebrado, afirmando que eventuais cenários de “instabilidade” não são da sua responsabilidade.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados