Açoriano Oriental
Oito civis mortos por milícias no nordeste da República Democrática do Congo

Oito civis morreram na sexta-feira em ataques de milícias em Ituri, no nordeste da República Democrática do Congo (RDC), indicam este sábado fontes locais.

Oito civis mortos por milícias no nordeste da República Democrática do Congo

Autor: AO Online/ Lusa

“Milicianos do grupo armado Codeco mataram oito pessoas e feriram duas outras na sexta-feira em três aldeias” do território de Djugu, na província de Ituri, declarou à agência France Presse Joel Mande, um chefe tradicional.

As vítimas mortais são “cinco homens, duas mulheres e uma criança”, disse Daniel Tibasima, diretor da radiotelevisão comunitária Umoja de Djugu.

Os ataques ocorreram nas aldeias de Gochukpu, Gure e Landa, mas “todas as vítimas foram enterradas hoje em Gure”, adiantou.

Ituri é uma das três províncias do leste da RDC afetadas pela violência e onde o exército realiza operações militares.

O grupo armado Codeco está ativo na região de Djugu, palco de violência desde o final de 2017. Os últimos ataques atribuídos ao grupo são de 13 de dezembro, quando foram mortas 12 pessoas.

A milícia é constituída por membros da comunidade lendu (agricultores cristãos) reunidos numa espécie de seita político militar religiosa, a Cooperativa para o Desenvolvimento do Congo (Codeco).

O grupo foi considerado responsável pelo massacre de pelo menos 160 pessoas em junho. As autoridades também o acusaram de ter provocado o êxodo de 300.000 civis.

Entre 1999 e 2003, a região de Ituri, rica em ouro, foi palco de um conflito entre as comunidades hema (comerciantes e criadores de gado) e lendu. Dezenas de milhares de mortos foram registados até à intervenção da força europeia Artemis, sob comando francês.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados