Açoriano Oriental
OASA abre portas para observação do eclipse solar
No próximo dia 3 de novembro, o Observatório Astronómico de Santana - Açores (OASA) irá abrir portas, entre as 9h30 e as 12h00, para a observação do eclipse parcial do Sol.
OASA abre portas para observação do eclipse solar

Autor: Ana Carvalho Melo

Numa atividade aberta ao público em geral, o OASA espera receber todos aqueles que procurem testemunhar este fenómeno com o material necessário para uma observação em segurança.

No próximo dia 3 de novembro, a Terra será testemunha de um raro eclipse híbrido. Um eclipse solar tem o nome de híbrido quando é possível observar a passagem da Lua no disco solar de formas diferentes, conforme a nossa posição no globo terrestre. Ou seja, enquanto em alguns locais do nosso planeta será possível observar um eclipse total do Sol, noutros locais será possível observar um eclipse anelar do Sol (a Lua fica centrada no Sol mas não o tapa totalmente) ou mesmo parcial (a Lua é vista a cruzar o disco solar de "raspão").

Nos Açores, o eclipse do Sol será apenas visto apenas como parcial. O fenómeno poderá ser observado a partir das 9h47, com a Lua a ocultar progressivamente uma parte do disco solar (até cerca de 20%) para iniciar depois a saída, o que se verificará, por completo, pouco depois das 12h00.

Para além de poder observar o Sol com os telescópios apropriados, o OASA irá fazer uma pequena apresentação onde será possível compreender como funcionam os eclipses e quando poderemos voltar a observar estes fenómenos nos Açores. A participação nesta atividade tem um custo de 1€ para maiores de 12 anos, sendo gratuita para menores.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados