Açoriano Oriental
Nuno Costa eleito o primeiro presidente do Conselho Diretivo Regional da Ordem dos Arquitetos dos Açores

A lista C, encabeçada pelo arquiteto Nuno Costa, foi a vencedora, de entre três listas candidatas, nas eleições para a primeira Secção Regional dos Açores durante o próximo triénio 2020-2022.

Nuno Costa eleito o primeiro presidente do Conselho Diretivo Regional da Ordem dos Arquitetos dos Açores

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

"Enquanto novo representante da Ordem dos Arquitetos nos Açores, Nuno Costa destaca que a prioridade é a implementação da estrutura da Secção Regional dos Açores, de modo a estabelecer as condições necessárias ao início dos trabalhos, que são muitos", lê-se em nota de imprensa.

Neste ato eleitoral também foram eleitos os arquitetos Igor Espínola de França, como presidente da Mesa da Assembleia Regional, e João Monjardino, como presidente do Conselho de Disciplina Regional.

A nível nacional, foi eleito como presidente do Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Arquitetos Gonçalo Byrne.

Refira-se que no sufrágio, a nível nacional, participaram 6.952 arquitetos, ou seja, 27,31% dos eleitores que estão registados no caderno eleitoral, que elegeram os órgãos sociais da Ordem, nacionais e regionais.

Nos Açores, segundo o caderno eleitoral, o número de membros é de 317, dos quais 266 são membros ativos. Participaram neste ato eleitoral 190 arquitetos, pelo que a abstenção ficou reduzida a 28,57%.

"Estes números manifestamente evidenciam como a proximidade local nos Açores levou a uma grande mobilização dos arquitetos. No entanto, os resultados deverão ser confirmados e considerados definitivos até 8 de julho, nos termos do regulamento eleitoral, devendo seguir-se a ato de tomada de posse".

Nuno Costa é natural de Ponta Delgada, ilha de SãoMiguel. Formou-se em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, em 2004. Concluiu o Mestrado em Património, Museologia e Desenvolvimento, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade dos Açores, em 2019, com a dissertação Eduardo Read Teixeira (1914-1992), um Arquiteto Moderno nos Açores.

Iniciou a carreira profissional com o arquiteto Jorge Kol de Carvalho. Em 2010, decidiu abraçar outros projetos, exercendo a Arquitetura por conta própria. Desde 2007, é perito avaliador da Autoridade Tributária e, desde janeiro de 2019, do Ministério da Justiça, onde integra a Lista Oficial de Peritos Avaliadores dos Círculo dos Açores. Paralelamente, exerceu outras atividades, como formador e professor em escolas do ensino profissional e regular, perito qualificado em Certificação Energética e perito avaliador de imoveis registado na CMVM. Em 2017, foi convidado para lecionar na Universidade dos Açores, no curso de Arquitetura. Recentemente, lecionou a disciplina de Património Cultural do curso de Turismo.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados