Açoriano Oriental
Número de beneficiários do RSI nos Açores continua a descer

O número de beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) nos Açores mantém uma tendência decrescente desde janeiro de 2018, passando de 18.568 para 15.583 em janeiro de 2020, o que se traduz num decréscimo de 16% nos últimos 24 meses.

article.title

Foto: GaCS/AIC
Autor: Susete Rodrigues/AO Online

A informação foi avançada esta quarta-feira pela secretária regional da Solidariedade Social, Andreia Cardoso, na reunião de acompanhamento das políticas sociais que decorreu em Angra do Heroísmo com os vários parceiros que integram esta comissão.

“Isto representa um decréscimo de quase três mil pessoas a beneficiarem deste apoio nos últimos dois anos, representando cerca de 900 famílias, tendo em conta que em janeiro de 2018 se registavam 6.553 famílias beneficiárias e em janeiro de 2020 se registam 5.666”, disse a secretária, citada em nota do executivo.

Apesar de ser elevado o número de beneficiários açorianos a usufruir deste apoio, é necessário recuar cerca de 15 anos, até setembro de 2005, para encontrar valores semelhantes aos atuais.

Refira-se que no seguimento da criação da Comissão de Acompanhamento das Políticas Sociais, em 2018, é promovida anualmente uma reunião das entidades que a compõe, com vista a fazer o balanço das políticas implementadas e dar seguimento às suas competências.

Da ordem de trabalhos da reunião de hoje constaram vários instrumentos de política pública implementados recentemente na Região, como é o caso do Plano Regional de Combate e Prevenção à Violência Doméstica 2019-2022 ou a implementação do Novo Regime Jurídico de Apoio ao Cuidador Informal da Região Autónoma dos Açores.

Foram ainda apresentados o programa 'Casa Renovada, Casa Habitada', na área da habitação, e efetuado um ponto de situação das ações dos Polos Locais de Desenvolvimento e Coesão Social nas freguesias de Arrifes, Fenais da Ajuda, Terra Chã, Água de Pau e Rabo de Peixe, no âmbito da Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social.


Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.