Açoriano Oriental
“Novos Idosos” deve abranger outros concelhos da Região

Célia Pereira defendeu que o programa ‘Novos Idosos’ deve ser alargado a outros concelhos da Região, para além de Ponta Delgada e Praia da Vitória

“Novos Idosos” deve abranger outros concelhos da Região

Autor: Ana Carvalho Melo

A deputada socialista Célia Pereira defendeu a necessidade do programa ‘Novos Idosos’ se alargar a outros concelhos da Região.

“Tal como diagnosticado e definido no âmbito da Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social, temos, entre os públicos prioritários, os cidadãos idosos que, pelo seu baixo rendimento, condição de isolamento ou de necessidades especiais, precisam de um apoio de maior proximidade, não sendo caso único da Praia da Vitória ou de Ponta Delgada pelo que este programa deve ser alargado aos demais territórios da Região”, defendeu a deputada à margem de uma reunião com a direção da Santa Casa da Misericórdia da Povoação.

Na ocasião, Célia Pereira alertou ainda para a falta de informação disponibilizada, por parte do Governo Regional, no âmbito da implementação e operacionalização do programa ‘Novos Idosos’.

Por outro lado, a socialista defendeu a necessidade de se reforçar os recursos e os apoios financeiros às instituições que oferecem serviços ao nível do cuidado a cidadãos idosos.

“Nós temos as Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI), os Centros de Dia, os serviços de apoio ao domicílio, que neste contexto de agravamento dos custos, nomeadamente ao nível dos combustíveis, da fatura elétrica e do aumento do cabaz de bens essenciais, devem ver reforçados os seus recursos e apoios financeiros que têm, neste caso, de acompanhar o agravamento dos custos de funcionamento”, disse.

Célia Pereira lamentou, ainda, não estar a ser devidamente operacionalizado na Região o Estatuto do Cuidador Informal, havendo, por isso, direitos que não estão a ser cumpridos.

“Quando temos notícias de que há pessoas que querem fazer a sua inscrição como cuidador informal e não conseguem, que se candidatam aos apoios e não conseguem, há direitos que não estão a ser cumpridos”, assegurou.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados