Política

Novo Governo Regional anunciado sexta-feira

Novo Governo Regional  anunciado sexta-feira

 

Lusa/AOonline   Regional   13 de Nov de 2008, 10:55

Carlos César anuncia sexta-feira a composição e a orgânica do novo executivo açoriano, no dia em que o Representante da República nomeará, por decreto, o presidente e os membros do X Governo Regional dos Açores.
A composição do novo Governo Regional, na sequência das eleições de 19 de Outubro que renovaram a maioria absoluta dos socialistas, vai ser comunicada a José António Mesquita, numa audiência agendada para a manhã de sexta-feira, na ilha Terceira.

    Após o encontro com o Representante da República, Carlos César, que chegou ao poder regional em 1996, apresenta os nomes que vão integrar o X Governo Regional dos Açores numa conferência de imprensa, que se vai realizar no Palácio dos Capitães Generais.

    Na tarde do mesmo dia, reúne-se em Conselho, pela última vez, o IX Governo Regional dos Açores.

    A tomada de posse está prevista para terça-feira, numa sessão na sede do Parlamento regional, na cidade da Horta, um dia depois da entrada em funções dos novos 57 deputados regionais.

    Carlos César vai manter Sérgio Ávila como vice-presidente do Governo Regional, com a tutela das Finanças, num executivo que deve ser composto pelo mesmo número de membros.

    Ao nível da orgânica, uma das novidades será a ligação do sector da Habitação à área da Solidariedade Social, enquanto que uma das secretarias regionais deverá ficar, exclusivamente, dedicada à Saúde.

    Recentemente, Carlos César afirmou que pretende prosseguir, ao nível da composição do novo Governo, na “mesma linha do reforço da competência, da juventude e da energia” na governação.

    “A minha orientação é sempre de procurar fazer acertos que melhorem a eficiência governativa e que reponham a energia onde ela possa estar a fraquejar um pouco”, referiu César, em Ponta Delgada.

    A apresentação do novo elenco governativo surge depois do Representante da República para os Açores ter indigitado, no início da semana, o líder do PS/Açores para presidente do X Governo Regional.

    "Após a indicação pelo PS, do nome do senhor Carlos César para presidir ao X Governo Regional, indigitei-o numa reunião privada para esse efeito", adiantou José António Mesquita, que recebeu, nos últimos dias, delegações das seis forças políticas que vão compor a Assembleia Legislativa Regional.

    A 19 de Outubro, o PS/Açores renovou a sua maioria absoluta, ganhando as eleições nas nove ilhas do arquipélago, com um votação próxima dos 50 por cento.

    Uma vitória que deu aos socialistas 30 dos 57 deputados no Parlamento dos Açores e que deixou o PSD/Açores a cerca de 20 pontos de distância, um resultado que levou o líder social-democrata, Costa Neves, a anunciar a sua demissão.

    As nonas legislativas regionais ficaram, ainda, marcadas pela maior taxa de sempre de abstenção, que chegou aos 53,2 por cento.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.