A entrega da nova embarcação decorreu numa cerimónia realizada a bordo do NRP Viana do Castelo, no porto de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, segundo adiantou a Autoridade Marítima Nacional, em comunicado de imprensa.
Na ocasião, o diretor-geral da Autoridade Marítima, vice-almirante Nuno Chaves Ferreira, destacou a importância deste novo meio para a região, lembrando que, ao longo de décadas, os tripulantes da Estação Salva-vidas têm sido chamados a intervir "em condições meteorológicas adversas, em cenários de grande risco, e frequentemente em situações onde cada minuto faz a diferença".
"Esta embarcação destina-se a realizar atividades relacionadas com a segurança marítima, com a proteção da vida humana no mar e com o reforço das capacidades de resposta da Autoridade Marítima Nacional no arquipélago dos Açores", lê-se na nota.
A Autoridade Marítima Nacional sublinha que este meio apresenta "maior autonomia, melhor capacidade de navegação, sistemas modernos de navegação, conforto e proteção para náufragos recolhidos".
No final da cerimónia foi efetuada uma demonstração da embarcação salva-vidas, com os procedimentos de recolha de um náufrago, que contou com o apoio de uma embarcação da Portos dos Açores.
Nova embarcação reforça meios de salvamento marítimo em Ponta Delgada
A Estação Salva-vidas de Ponta Delgada conta com uma nova embarcação
salva-vidas, que vai permitir reforçar as capacidades de resposta da
Autoridade Marítima Nacional no arquipélago dos Açores
Autor: Lusa/AO Online
