Açoriano Oriental
Município da Ribeira Grande é o primeiro nos Açores a aderir ao ColorADD

A Câmara da Ribeira Grande tornou-se pioneira nos Açores na adesão ao ColorADD, um sistema de identificação de cores para daltónicos que ajuda a minorar um problema que afeta cerca de 10% da população masculina mundial.

Município da Ribeira Grande é o primeiro nos Açores a aderir ao ColorADD

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Segundo explica nota de imprensa, o projeto foi desenvolvido pelo designer gráfico português, Miguel Neiva, e será implementado na Ribeira Grande a breve trecho, na sequência do protocolo estabelecido entre as partes e que vai começar a ser aplicado nas escolas do ensino básico do concelho.


“O que pretendemos é ajudar os daltónicos a identificar de forma correta as cores e limitar ao máximo constrangimentos e sentimentos de exclusão que por vezes se verificam por não conseguirem identificar determinada cor”, explicou Alexandre Gaudêncio, citado na mesma nota.


O presidente da Câmara da Ribeira Grande, que se fez acompanhar pela vice-presidente Tânia Fonseca e pelo vereador Filipe Jorge na cerimónia de assinatura do protocolo com a ColorADD, representada por Miguel Neiva, destacou a enorme abrangência do projeto.


“Este é um sistema de identificação de cores que pode ser implementado em diversas circunstâncias, como são os casos das bandeiras de praia, ecopontos, manuais escolares, lápis de cor, etiquetas de roupa, proporcionando aos daltónicos uma correta leitura da cor”, referiu.


O ColorADD apoia-se nas cores primárias (ciano, magenta e amarelo), às quais foram acrescentados o preto e o branco, para criar uma forma geométrica básica. A conjugação dos símbolos permite representar todas as cores existentes.


PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.