Morreu clarinetista de jazz Buddy DeFranco aos 91 anos

O clarinetista de jazz Buddy DeFranco, um mestre do 'bebop' que tocou com nomes como Billie Holiday e Frank Sinatra, morreu esta semana aos 91 anos num hospital da Flórida, nos Estados Unidos, informou a sua mulher, Joyce.


 

Nascido em 1923 em Camden (New Jersey) e criado na Filadélfia, DeFranco morreu no passado dia 24 num hospital de Panama City, na Flórida.

Filho de um afinador de piano e guitarrista, Buddy começou a desenvolver o seu talento musical desde pequeno: aos cinco anos já tocava bandolim e, aos oito, clarinete.

A carreira de DeFranco começou na década de 1930, quando as estrelas era figuras como Benny Goodman e Artie Shaw, e viria a tornar-se um dos clarinetistas de jazz mais aclamados da sua geração, sobretudo pela sua habilidade no estilo bebop.

Gravou mais de 160 discos e atuou junto de grandes nomes do jazz como Holiday, Sinatra e Nat ‘King’ Cole, entre muitos outros.

De acordo com a sua página oficial na internet, DeFranco será cremado e haverá uma cerimónia em sua honra, numa data ainda por revelar.

PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares