Açoriano Oriental
Missão empresarial da Finlândia procura parcerias e investimentos nos Açores
Um grupo de 20 empresários da Finlândia inicia hoje na Praia da Vitória, na Terceira, uma visita aos Açores que visa encontrar parcerias e investimentos em áreas como as pescas, as energias renováveis e o design gráfico.
Missão empresarial da Finlândia procura parcerias e investimentos nos Açores

Autor: Lusa/AO Online

“Eles vêm com objetivos concretos, querem falar com empresas de setores muito concretos e vão colocar na mesa as condições e o que podem oferecer”, afirmou Roberto Monteiro, presidente da Câmara da Praia da Vitória, em declarações à Lusa, acrescentando que esta missão empresarial se desloca também a S. Miguel.

A visita é organizada, entre outras entidades, pela Câmara da Praia da Vitória e pela Agência de Promoção do Investimento nos Açores (APIA), e, na parte finlandesa, pelo Conselho Regional de Kymenlaakson.

Roberto Monteiro manifestou a convicção de que esta missão empresarial finlandesa “dará resultados num curto espaço de tempo”, acrescentando que já está marcada a deslocação de uma comitiva dos Açores à Finlândia em março de 2013 para "operacionalizar os projetos" que ficarem definidos na visita que hoje se inicia.

O autarca salientou que os mercados finlandês e russo “são altamente deficitários em produtos agroalimentares”, frisando que estão dispostos a pagar preços “claramente superiores” aos que são praticados atualmente na exportação de produtos açorianos.

“Estamos a falar de mercados muito grandes e, claramente, pode haver uma reorientação de muitas exportações açorianas para novos mercados com valor acrescentado”, afirmou Roberto Monteiro.

A missão empresarial finlandesa será recebida hoje nos Paços do Concelho da Praia da Vitória, onde vai ser assinado um protocolo para a criação da Plataforma de Cooperação entre Agentes do Mundo Lusófono e Agentes do Espaço Nórdico e Russo (PC-AML-ANR), que servirá de base a futuras parcerias de cooperação entre empresários e entidades açorianas e finlandesas.

No Auditório do Ramo Grande serão apresentadas as vantagens competitivas do concelho da Praia da Vitória para investimento externo, assim como os produtos e serviços disponíveis para exportação.

Roberto Monteiro revelou ainda que o processo que culmina com a deslocação da missão empresarial finlandesa contou com a colaboração de um antigo colega de faculdade, que emigrou para aquele país nórdico e facilitou a troca de contactos.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados