Ministros da Agricultura e Pescas têm hoje primeiro debate sobre capturas para 2025

Os ministros da Agricultura e Pescas da União Europeia (UE) reúnem-se esta segunda-feira, em Bruxelas, com um primeiro debate sobre as possibilidades de pesca para 2025 na agenda




A 31 de outubro, o executivo comunitário divulgou a proposta de possibilidades de pesca para 2025, que inclui um aumento de 17% nas capturas de tamboril, de 23% nas de areeiro e de 5% nas de carapau, em águas nacionais e manter as da pescada em águas ibéricas.

Para as capturas de goraz nos Açores é proposto um corte de 35%, das atuais 600 toneladas para 399.

Os pareceres da Comissão são baseados em dados científicos dos estados das unidades populacionais (‘stocks’) e a decisão final será tomada na reunião dos ministros da tutela, em dezembro.

Na agenda de agricultura está o debate sobre a situação do mercado na UE.

Portugal estará representado pelo ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, e a secretária de Estado das Pescas, Cláudia Monteiro de Aguiar.

PUB

Região conta com mais de 400 empresas de animação turística licenciadas. Os dados foram divulgados pela Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, em resposta a críticas da AREAT, que alertou para a atividade ilegal e a falta de fiscalização no setor