Açoriano Oriental
Ministra do Mar reúne-se hoje com operadores do Porto de Lisboa e sindicato dos estivadores
A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, reúne-se esta segunda-feira com os operadores do Porto de Lisboa e ainda com o Sindicato dos Estivadores para tentar reatar as negociações quanto ao conflito laboral que opõe as duas partes.

Autor: Lusa/AO Online

 

Para as 10:00 está marcada a reunião com a Associação de Operadores do Porto de Lisboa, seguindo-se às 12:00 o encontro com o Sindicato dos Estivadores.

As negociações de um novo contrato coletivo de trabalho para o Porto de Lisboa estão interrompidas desde março, tendo-se entretanto antagonizado ainda mais a relação entre operadores e estivadores.

O Sindicato dos Estivadores iniciou um período de greve a 14 de novembro que se estenderá pelo menos até 20 de janeiro, tendo entretanto as empresas Maersk e Hapag-Lloyd suspendido a operação do porto de Lisboa, transferindo as atividades para Sines e Leixões.

Na semana passada, quando anunciou estes encontros, a Ministra do Mar disse que ia tentar que "volte a haver confiança negocial e que seja possível retomar as negociações" entre as duas partes, com vista a ultrapassar o conflito laboral.

A ministra criticou ainda a passividade do anterior executivo em relação ao problema laboral, por se ter demitido de “tentar promover a paz social", assim como de ter afastado a presidente da Administração do Porto de Lisboa, Marina Ferreira, do processo negocial.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados