Açoriano Oriental
Miguel Albuquerque e Manuel António disputam hoje cargo que foi sempre ocupado por Jardim
Miguel Albuquerque e Manuel António Correia disputam esta segunda-feira, numa segunda volta das eleições internas, a liderança do PSD/Madeira, um cargo que sempre foi ocupado pelo cofundador do partido, Alberto João Jardim.
Miguel Albuquerque e Manuel António disputam hoje cargo que foi sempre ocupado por Jardim

Autor: Lusa/AO Online

 

Na primeira volta, que aconteceu a 19 de dezembro e contou com seis candidatos, Miguel Albuquerque, o ex-presidente da câmara do Funchal, foi o mais votado, obtendo 2.992 (47,2%) dos votos dos 6.373 militantes que exerceram o seu direito de escolha.

Quanto a Manuel António Correia, o atual secretário do Ambiente e Recursos Naturais do governo madeirense, conseguiu a preferência 28,7% dos militantes votantes (1.819).

Segundo as informações do PSD/Madeira, Miguel Albuquerque ganhou na primeira volta em 10 dos 11 municípios da Madeira, tendo Manuel António Correia vencido apenas no concelho da Ponta do Sol, na zona oeste da ilha da Madeira, localidade onde nasceu.

De fora desta corrida à liderança do PSD/M ficaram o vice-presidente do executivo da Madeira, João Cunha e Silva que reuniu 996 votos (15,7%), o ex-eurodeputado Sérgio Marques (335-5,3%) o vice-presidente do parlamento regional, Miguel de Sousa (144-2,3%), e o secretário-geral do PSD/M e líder da bancada parlamentar na Assembleia Legislativa da Madeira (47-0,7%).

O conselho de jurisdição do PSD/M informou ainda que na primeira volta foram apurados também 40 votos brancos e 24 nulos e que se registou uma afluência às urnas de 89%, tendo votado 6.373 dos 7.164 militantes constantes nos cadernos eleitorais.

Esta é a terceira vez que Miguel Albuquerque vai a votos numa corrida à liderança do partido na região, tendo em 2012 defrontado Jardim numas internas, nas quais foi derrotado por 142 votos.

No início do processo eleitoral, Alberto João Jardim chegou a declarar o seu apoio à candidatura de Manuel António Correia.

O congresso regional do PSD/Madeira está agendado para 10 de janeiro.

Alberto João Jardim já tornou pública a sua intenção de apresentar a demissão do cargo de presidente do Governo Regional da Madeira, que ocupa há quase quatro décadas, ao representante da República, o juiz conselheiro Ireneu Barreto, dois dias depois, o que coloca o cenário de eleições legislativas antecipadas na região.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados