Açoriano Oriental
Mau tempo fragilizou ainda mais quebra-mar de Lajes das Flores

O mau tempo "veio fragilizar ainda mais o quebra-mar" do porto das Lajes das Flores, destruído na sequência da passagem do furacão Lorenzo, uma infraestrutura "muito desabrigada" e exposta às condições meteorológicas, disse a Portos dos Açores.

Mau tempo fragilizou ainda mais quebra-mar de Lajes das Flores

Autor: Lusa/AO Online

"Neste momento temos a noção de que o quebra-mar está mais fragilizado do que estava. E, naturalmente, à passagem de cada tempestade, até ser reposto o porto novo, que já está projetado e aprovado, ele vai-se fragilizando", disse à agência Lusa Rui Terra, presidente da Portos dos Açores, empresa responsável pela gestão portuária na região.

O molhe do porto das Flores ficou destruído na sequência da passagem do furacão Lorenzo, em outubro de 2019, originando constrangimentos no abastecimento à população.

No sábado, e na sequência da passagem da tempestade 'Efrain', o porto voltou a ser afetado.

"É um porto desabrigado. São situações que vamos ter de gerir, Enquanto não tivermos o porto novo feito de raiz, o mar vai fragilizando aquilo que neste momento existe. Não tinha proteção e continua a não ter", referiu Rui Terra, sublinhando que, desta vez, foi possível "minimizar muito os estragos" provocados pelo mau tempo.

Atendendo às previsões meteorológicas que estavam previstas com a passagem da tempestade 'Efrain", foram tomadas "várias medidas preventivas", nomeadamente a retirada de material, contentores e embarcações, em parceria com a comunidade local, indicou à Lusa o responsável.

Ainda assim, Rui Terra adiantou que o mau tempo do último fim de semana provocou estragos "em equipamentos" e no interior do edifício da Portos dos Açores no porto das Lajes das Flores.

"A primeira prioridade foi garantir que o acesso da embarcação que abastece a ilha tinha condições para operar e que não haveria detritos no fundo que impedissem o navio de fazer a aproximação à ponte cais. Isso foi garantido ao final de cerca de 48 horas, assim como os acessos ao cais, em articulação com a capitania das Flores", sublinhou.

Rui Terra assinalou que, atualmente, "todos os pontos de energia" estão "repostos" e "todos os equipamentos da Portos dos Açores estão a funcionar", assim como o material, que foi preventivamente retirado, das empresas que estavam a trabalhar no cais.

O presidente da Portos dos Açores assegurou ainda que em termos portuários o porto "está operacional".

"Apesar das limitações que o mar ainda oferece, o balanço é francamente positivo. Nunca tivemos o porto das Flores tão pouco tempo interditado e nunca a reação foi tão rapidamente preventiva e tão rápida após a passagem da tempestade", assinalou.

Rui Terra explicou também que estiveram no terreno "várias equipas, com uma parceria muito forte com a população local e a comunidade portuária", o que permitiu também evitar "muitos estragos".

O projeto do porto para repor "definitivamente" a capacidade portuária da infraestrutura das Lajes das Flores tem previsão de lançamento de procedimento concursal "no primeiro trimestre de 2023" e a obra deverá ficar concluída "até final de 2028".

O presidente da Portos dos Açores revelou ainda que "não" se prevê atrasos significativos nas obras devido aos estragos do mau tempo.

"Não estamos a falar de atrasos significativos, mas há uma duplicação de trabalho que não estava prevista inicialmente e será realizada o mais breve possível por parte dos empreiteiros", sustentou.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados