Autor: Lusa/AO Online
“A previsão do estado do mar e do vento aponta para um agravamento considerável das condições meteorológicas e de agitação marítima no arquipélago dos Açores a partir da madrugada de terça-feira, 08 de outubro, até à manhã de quarta-feira, 09 de outubro”, referem aquelas entidades em comunicado.
Segundo a nota, a agitação marítima “será caracterizada por uma ondulação proveniente do quadrante oeste, com uma altura significativa que poderá atingir os nove metros e uma altura máxima de 16 metros, com um período médio a variar entre os 15 e os 18 segundos”.
São ainda esperados ventos “provenientes do quadrante oeste, com uma intensidade média de 75 km/h [quilómetros/hora] e com rajadas até 135 km/h”.
A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha recomendam à comunidade piscatória e da náutica de recreio que se encontra no mar “o eventual regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adoção de medidas de precaução”.
Aconselham o reforço da amarração e vigilância das embarcações atracadas e fundeadas, um estado de vigilância permanente, o acompanhamento da evolução da situação meteorológica e que evitem sair para o mar “até que as condições melhorem”.
À população em geral pedem que não realize passeios junto à orla costeira e nas praias, nem pratique atividades em zonas expostas à agitação marítima ou atingidas pela rebentação.
O ciclone tropical Kirk vai passar a norte do arquipélago dos Açores como tempestade tropical e provocará “um agravamento do estado do tempo em todas as ilhas”.
-
PJ e Marinha intercetam submersível no Atlântico com 1,7 toneladas de cocaína
A Polícia Judiciária (PJ) e a Marinha intercetaram no Atlântico um semissubmersível com 1,7 toneladas de cocaína e quatro tripulantes a bordo, que tinha a Península Ibérica como destino, numa operação que contou com cooperação internacional
-
Cultura e Social
Festival ‘O Mundo Aqui’ regressa ao Pavilhão do MarEntre os dias 7 e 8 de novembro, Ponta Delgada acolhe mais uma edição do Festival ‘O Mundo Aqui’, organizado pela AIPA, que tem como objetivo mostrar a interculturalidade. Haverá atividades paralelas que decorrerão na Biblioteca de Ponta Delgada