Açoriano Oriental
Mariense lança marca de roupa infantil sustentável

Natural da ilha de Santa Maria, a designer de moda Soraia Costa lançou este ano a marca de roupa infantil Azores Playground, num projeto que conjuga os bordados típicos açorianos com a aposta na sustentabilidade dos tecidos, das etiquetas e das embalagens.


Autor: Carolina Moreira

Em declarações ao Açoriano Oriental, Soraia Costa explica que a marca assenta “no conceito de roupa infantil de qualidade nacional, feita a partir de materiais orgânicos e para idades entre os 0 e os 10 anos, oferecendo soluções sustentáveis e artesanais”.

“A Azores Playground pretende cruzar o passado com o futuro. O passado em mostrar as artes ricas do arquipélago dos Açores e a sua cultura e o futuro na sustentabilidade de pretendermos o melhor para as gerações futuras e para o planeta. Tudo na marca é baseado na sustentabilidade, não só os tecidos das peças, como também as etiquetas que consistem em sementes para plantar. As embalagens são de cartão reciclado e, num futuro próximo, estas serão reutilizáveis, tendo já a marca ideias para a sua reutilização”, explica.

Segundo a designer de moda, a Azores Playground começou com uma pequena coleção de bodies chamada Heritage “para dar a conhecer o projeto”, tendo lançado agora a sua primeira coleção outono/inverno denominada Essência.
“É uma coleção inspirada na natureza, na flora dos Açores, bem como no slogan da marca. A inspiração vem das suas paisagens, do seu imponente mar, das suas tonalidades que só é possível encontrar nos Açores. É uma das primeiras coleções da marca que apresenta a riqueza das artes artesanais praticadas no arquipélago, tendo começado com os bordados matiz e com as hortênsias”, salienta.
Soraia Costa explica que todas as peças de roupa são personalizadas e feitas especialmente para o cliente. “Assim que a Azores Playground recebe o pedido no website, inicia o processo de produção da peça e o cliente recebe um email com a indicação do prazo de entrega”, esclarece, destacando que “cada peça de roupa conta uma história”.

“Desde os materiais usados até à sua confeção, cada detalhe é pensado ao pormenor para oferecer ao cliente o melhor produto, mantendo sempre uma relação equilibrada entre preço e qualidade”, realça.

Atualmente, as peças de roupa da marca são 100% algodão orgânico, mas Soraia Costa também quer apostar em tecidos de economia circular, promovendo a sua reutilização.

Apesar de trabalhar em marketing digital e viver no Porto, o projeto de Soraia Costa encontra-se em incubação virtual na ilha de Santa Maria, sendo as peças produzidas segundo o design da profissional e com uma equipa de três pessoas a trabalhar em São Miguel e no continente.

“Tenho uma senhora que faz os bordados na Povoação, uma senhora que faz as malhas numa máquina artesanal no Porto e outra também no Porto que faz a produção dos tecidos”, explica, adiantando que, “futuramente, o objetivo será a marca ser 100% açoriana”.

Segundo a designer de moda, as peças da Azores Playground estão disponíveis para serem entregues em qualquer parte do mundo, contando já com artigos, por exemplo, no Canadá.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados