Açoriano Oriental
Marcelo com produtos açorianos em Belém

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, realizou ontem uma visita a todas as empresas açorianas no SISAB (Salão Internacional do Setor Alimentar e Bebidas), numa ação que permitiu demonstrar o conhecimento sobre a produção existente no arquipélago e arrastar dezenas de jornalistas e empresários asiáticos.

Marcelo com produtos açorianos em Belém

Autor: Luís Pedro Silva

Marcelo Rebelo de Sousa, durante vinte minutos, aproveitou para provar queijos, compotas, pimenta da terra, bebeu leite, licores e vinho. Apesar da mistura explosiva de alimentos e bebidas, o Presidente da República não recusou nenhum convite lançado pelos empresários. O Presidente da República confessou que existe “queijo e leite dos Açores no Palácio de Belém”, mas ficou com a ideia de levar também alguns enchidos.

Durante a visita aos vários stands das empresas açorianas houve tempo para Marcelo Rebelo de Sousa provocar Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional dos Açores. “Vou provar um aguardente com casquinha de laranja. Em homenagem às origens. Sei que não gosta... Vou ficar triste por beber sozinho”, disse Marcelo Rebelo de Sousa, provocando uma gargalhada a Vasco Cordeiro.


O Presidente da República acabou por demonstrar ser um especialista em fotografias e direcionava os empresários para as objetivas dos fotógrafos. “Olhe agora para ali. Senão vai aparecer de lado”, comentava com os empresários enquanto visitava e fazia promoção dos produtos açorianos. “Guarde as bolachas senão eles vão comer todas”, atirou, acrescentando que o seu queijo preferido é o de São Jorge.


“Tenho estado a ganhar balanço para comer o meu queijo preferido que é da ilha de São Jorge. Como tudo na vida, o último é o melhor”, afirmou.
Durante a visita, Marcelo Rebelo de Sousa assumiu uma postura institucional e chamou, por diversas vezes, Vasco Cordeiro para se juntar nas fotografias com os empresários açorianos.

A vogal do conselho de administração da SDEA, Marisa Toste, acabou por reunir um cabaz com produtos açorianos para entregar a Marcelo Rebelo de Sousa. “Tem aqui tudo o que o senhor presidente gosta e que é dos Açores”, atirou Vasco Cordeiro.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados