Política

Manuel Alegre debate educação em Portugal


 

Lusa/AOonline   Nacional   7 de Nov de 2008, 14:39

O ex-candidato presidencial Manuel Alegre vai debater terça-feira os problemas da Educação em Portugal durante a apresentação do segundo número da revista de Opinião Socialista Ops!, no Hotel Altis em Lisboa.
O segundo número, dedicado ao tema "A Questão Educativa: do básico ao superior", é lançada três dias depois da manifestação geral de professores agendada para sábado e que contesta as políticas educativas e o ambiente de "sufoco" nas escolas por causa da avaliação de desempenho.

    A organização prevê que esta manifestação, que se realiza oito meses depois da maior manifestação de professores de sempre reunindo mais de 100 mil professores no centro de Lisboa, tenha uma adesão "gigantesca", semelhante à sua antecessora.

    Para além de Manuel Alegre, o debate de apresentação do número dois da Ops! irá reunir António Nóvoa, Reitor da Universidade de Lisboa, Rosário Gama, Presidente da Escola Secundária Infanta D. Maria e Paulo Guinote, editor do blogue "A Educação do meu umbigo", e deverá debruçar-se sobre "a conflituosidade entre professores e a tutela, a avaliação dos professores no secundário, os modelos de gestão ou a diluição da função cultural da Universidade em detrimento da económica, os principais temas discutidos neste número.

    O primeiro número da Ops! foi lançado a 14 de Julho e debruçou-se sobre o tema "trabalho e sindicalismo", sendo a primeira expressão de uma revista bimestral que pretende assumir-se como um espaço de "debate aberto" e de "proposta de políticas socialistas e de esquerda, no quadro nacional, internacional e dos desafios das sociedades globais".

    A "Ops!", segundo os seus responsáveis, "tem uma direcção editorial permanente, com cada número dedicado a um tema diferente e com um responsável editorial convidado, com plenos poderes para endereçar convites a académicos e especialistas na matéria, incluindo colaboradores não filiados no PS ou não pertencentes à corrente de opinião, bem como independentes ou filiados em outros partidos".

    O segundo número da revista liderada pelo ex-candidato à presidência da República conta com as participações de nomes como Nuno David, Francisco Duarte, Elísio Estanque, Alberto Amaral ou José Castro Caldas e inclui ainda uma entrevista ao Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), Seabra Santos.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.