Açoriano Oriental
Mais de duas mil assinaturas em petição reivindica aumento da pista do Pico
Uma petição com 2.351 assinaturas foi hoje enviada ao parlamento dos Açores a reivindicar o aumento da pista do aeroporto do Pico, nos Açores, alegando constrangimentos na operação das aeronaves de médio curso.
Mais de duas mil assinaturas em petição reivindica aumento da pista do Pico

Autor: Lusa / AO online


O primeiro subscritor da petição, Ivo Sousa, adiantou à agência Lusa que o documento reúne "uma montanha de apoio, traduzida de forma simbólica em 2351 assinaturas", a "altura do ponto mais alto de Portugal, o Pico", e foi enviada hoje à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, através da internet, no aeroporto do Pico.

"A apresentação da petição no aeroporto do Pico contou com a presença dos três presidentes de Câmara do Pico e dos quatro deputados regionais eleitos pela ilha", acrescentou.

Segundo Ivo Sousa, a petição pública "Pelo aumento das condições de operacionalidade do Aeroporto da ilha do Pico" solicita ao Governo dos Açores o aumento da pista e que esta seja ranhurada (com aplicação do 'grooving'), em toda a sua extensão, para minorar os efeitos adversos para as aterragens provocados pela chuva.

"Quando chove o avião não consegue, por vezes, aterrar", explicou ainda.

O primeiro subscritor da iniciativa referiu que, "em julho de 2002, foi consignada a empreitada de aumento da pista do Pico, o que permitiu que passasse a haver voos para Lisboa", mas, "mesmo assim, as aeronaves de médio curso têm limitações" nas suas operações, o que "está a prejudicar as acessibilidades à 'ilha montanha'".

"As aeronaves de médio curso não conseguem operar com a carga máxima, deixando malas atrás e carga, como pescado", apontou.

Os promotores da iniciativa destacam que o Pico tem registado, nos últimos anos, o maior crescimento percentual a nível Açores no que respeita ao movimento de passageiros aéreos.

De acordo com o documento, o comprimento atual da pista do Pico leva a que, por vezes, haja carga aérea que fica para trás nas ligações com Lisboa, incluindo bagagem de passageiros, assim como a que haja vários cancelamentos provocados pela chuva.

Por outro lado, afirmam que "aumentar a pista permitiria também que as aeronaves passassem a conseguir descolar da ilha montanha e aterrar no centro da Europa, ou mesmo na costa leste dos Estados Unidos da América", salientando que a melhoria do aeroporto do Pico teria "um impacto direto na economia" do "Triângulo"( ilhas do Pico, Faial e São Jorge).


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados