Mais de 3 ME de apoio para desenvolvimento sustentável da aquicultura

O Regime de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura nos Açores, cofinanciado pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEAMPA), destina uma dotação global de 3,4 milhões de euros



O regulamento do Regime de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura, no domínio dos investimentos produtivos da Região Autónoma dos Açores, já foi publicado em Jornal Oficial e insere-se no âmbito do Programa Mar 2030.

Em comunicado, o Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) adianta que "está prevista uma dotação global de 3,4 milhões de euros, cofinanciados pelo FEAMPA".

Os apoios previstos nesse regime visam "melhorar o desempenho económico e ambiental das empresas aquícolas, enquanto contributo decisivo para o incremento da produção aquícola, apostando na garantia da sustentabilidade e segurança alimentar" e, "em coerência, com Plano Estratégico para a Aquicultura Portuguesa 2021-2030", lê-se no regulamento.

O objetivo é fomentar atividades de aquicultura sustentáveis e da transformação e comercialização de produtos da pesca e da aquicultura a longo prazo.

São suscetíveis de apoio, a inovação promovida por empresas ou em copromoção com universidades ou centros de investigação, a modernização dos meios de produção, redução do impacto da atividade no ambiente, redução da dependência do consumo de farinha e óleo de peixe, melhoria do bem-estar animal ou novos métodos de produção sustentáveis e a criação ou introdução no mercado de novas espécies aquícolas, entre outras medidas.

Citado na nota de imprensa, o secretário regional do Mar e das Pescas, Mário Rui Pinho, sublinha que o novo regime está “alinhado com as prioridades do Governo dos Açores", com vista "ao desenvolvimento da estratégia da promoção local e internacional da aquicultura nos Açores, de forma a diminuir a pressão sobre os recursos pesqueiros e reposição de ecossistemas".

A apresentação das candidaturas decorre entre 01 de outubro em contínuo até ao ano de 2027, através do Balcão dos Fundos, em https://balcaofundosue.pt/, sendo o aviso divulgado no portal do Portugal 2030, www.portugal2030.pt/, no portal do Mar 2030, em www.mar2030.pt e no portal da Direção Regional das Pescas https://portal.azores.gov.pt/web/drp/mar-2030.



PUB

Premium

Entre 2014 e 2024, a comercialização do leite e do queijo açoriano, no seu conjunto, registou um aumento de valor de 44 por cento, passando de 190,7 milhões de euros em 2014 para os 274,6 milhões de euros registados em 2024