Açoriano Oriental
Maior acidente aéreo de Portugal ainda marca a ilha de Santa Maria

Queda do Independent Air, que vitimou 144 pessoas, ocorreu há 34 anos. Amanhã, o acidente será alvo de um episódio da série televisiva Mayday


Maior acidente aéreo de Portugal ainda marca a ilha de Santa Maria

Autor: Nuno Martins Neves

Há 34 anos, o voo 1851 da companhia aérea Independent Air chocava contra o Pico Alto, o ponto mais elevado da ilha de Santa Maria, vitimando 144 pessoas, dos quais 7 tripulantes. É, até aos dias de hoje, o maior acidente aéreo de Portugal e que continua a marcar a ilha e os familiares das vítimas, e que permitiu à aviação emitir recomendações para prevenir erros semelhantes.

“Uma ilha com 5000 habitantes ser palco do pior acidente aéreo em Portugal é obviamente muito marcante. E como ninguém sobreviveu, será sempre uma data de luto para os familiares das vítimas”, reconhece Francisco Cunha, autor do livro IDN 1851 - o Desastre Aéreo de Santa Maria.

Segundo o escritor açoriano, a investigação indicou como causa principal do acidente a tripulação, por ter descido a 2000 pés ao invés de 3000, na aproximação à pista. “Esse valor era a altitude mínima de segurança na zona e deveria ser do conhecimento de todos os tripulantes, pois tinham essa informação em cartas aeronáuticas, que estavam a bordo do avião. Realce-se ainda de que o Controlo de Tráfego Aéreo (CTA) autorizou, corretamente, que só deveriam descer até 3000”.

Segundo Francisco Cunha, houve outros fatores que, de alguma forma, contribuíram para o acidente, como um dado incorreto numa transmissão pelo CTA; uma sobreposição de comunicações entre CTA e avião; falta de resposta a alarmes de proximidade ao terreno devido a treino deficiente; inexperiência de um dos tripulantes; a rota utilizada, a presença de nuvens sobre o pico e outros.

“Mas há que ter sempre em mente que, quando a tripulação desce a 2000 pés, naquela zona próxima do Pico Alto (cujo cume situa-se a 1925 pés) já está a colocar o jato numa posição perigosa que, combinado com os outros fatores, ultimamente, levou ao desastre”, assinalou.

O trágico evento vai ser alvo de uma dramatização, no arranque da nova temporada da série televisiva Mayday, que irá para o ar esta quinta-feira, dia 9, pelas 21h10. Francisco Cunha, que irá participar no episódio, considera que a presença no programa do canal da National Geographic irá trazer maior visibilidade ao maior acidente aéreo de sempre da história portuguesa.

“Este programa é transmitido em mais de 140 países e já vai na 23.ª temporada, o que espelha bem a vasta audiência aonde pode chegar. Decerto muitas mais pessoas, de todo o mundo, ficarão agora familiarizadas com esta história”.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados