Londres e Paris reforçam relações de Defesa apesar de 'Brexit'

O Reino Unido e França assinaram um acordo de cooperação para a investigação militar em matéria de mísseis, reforçando as relações militares bilaterais apesar da iminente saída do Reino Unido da União Europeia.


 

O acordo, segundo um comunicado do Ministério da Defesa francês, “abre caminho a uma verdadeira interdependência num setor altamente estratégico e a uma racionalização industrial entre os dois países”.

“Cada país depende do outro relativamente a parte do conhecimento nestas áreas”, acrescentou.

O documento prevê o estabelecimento pelo fabricante de mísseis franco-britânico MBDA de centros de investigação de tecnologia de mísseis conjuntos, dois em território britânico e dois em território francês.

O ministro da Defesa francês, Jean-Yves Le Drian, escreveu no Twitter tratar-se de “um passo histórico” e o homólogo britânico, Michael Fallon, disse que o acordo vai “alargar os limites da cooperação intergovernamental tradicional” ao “aumentar a capacidade militar” dos dois países e “promover a competitividade nas exportações”.

A MBDA é o principal fornecedor europeu de mísseis táticos e o segundo maior do mundo.

PUB

A Phoenix 2, a próxima geração de cápsulas de reentrada da startup alemã Atmos Space Cargo, vai aterrar em Santa Maria em 2026. Agência Espacial Portuguesa - Space Port, que assinou um protocolo de cooperação com o Governo Regional dos Açores, está em negociações para Santa Maria receber mais dois voos de retorno