Ilha das Flores acolhe comemorações do Dia da Região Autónoma dos Açores

O concelho das Lajes das Flores, que este ano celebra 500 anos, vai receber pela primeira vez a sessão solene das comemorações do Dia da Região Autónoma dos Açores, a 25 de maio, adiantou o presidente da Câmara Municipal.


“O Dia da Região vai ocorrer pela primeira vez no concelho das Lajes das Flores. É um motivo de orgulho e satisfação que vemos acontecer pela primeira vez no nosso concelho que está a celebrar 500 anos”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, Luís Maciel, em declarações à Lusa. O concelho das Lajes das Flores, com cerca de 1.500 habitantes, tem programado, ao longo deste ano, um vasto e abrangente programa comemorativo, que terá como ponto alto a Festa do Emigrante, a 20 de julho, coincidente com o feriado municipal. Para o presidente da Câmara Municipal das Lajes das Flores, o facto de a sessão solene do Dia da Região ocorrer no concelho permite também prestigiar as comemorações dos 500 anos do concelho, assim como projetá-lo e promovê-lo no exterior. As comemorações do Dia da Região Autónoma dos Açores são organizadas em conjunto pelo Governo Regional e pela Assembleia Legislativa açoriana e têm sido realizadas, de forma rotativa, em todas as ilhas, e também na diáspora, na segunda-feira do Espírito Santo, feriado regional, que este ano se assinala a 25 de maio. O Dia dos Açores foi instituído em 1980 para comemorar a açorianidade e a autonomia regional e celebra-se sempre na ‘Segunda-Feira do Espírito Santo’, data escolhida pelo parlamento regional. Em 2014, a sessão solene de comemoração do Dia da Região Autónoma dos Açores decorreu no Nordeste, na ilha de São Miguel, concelho que também estava a celebrar 500 anos.

PUB

Premium

Entre 2014 e 2024, a comercialização do leite e do queijo açoriano, no seu conjunto, registou um aumento de valor de 44 por cento, passando de 190,7 milhões de euros em 2014 para os 274,6 milhões de euros registados em 2024