Açoriano Oriental
Inauguração
Nova museografia do Núcleo Museológico de Arte Sacra e Etnografia da Ribeira Chã

A Câmara Municipal de Lagoa inaugura, na próxima terça-feira, dia 16 de junho, pelas 14 horas, a nova museografia do Núcleo Museológico de Arte Sacra e Etnografia da freguesia da Ribeira Chã.

Nova museografia do Núcleo Museológico de Arte Sacra e Etnografia da Ribeira Chã

Autor: AO Online

O Núcleo de Arte Sacra e Etnografia, foi fundado no século XX, mais precisamente na década de 80 pelo padre João Caetano Flores, que foi, recentemente, homenageado pela autarquia lagoense com uma exposição temporária, que esteve patente na Casa da Cultura Carlos César, refere nota.

A nova museografia, localiza-se no piso superior da sede do Centro Social e Paroquial da Ribeira Chã e vai contemplar, precisamente, uma área em que estará patente, com carácter duradouro, uma exposição dedicada ao padre João Caetano Flores. A intenção é homenagear e perpetuar a memória do fundador dos núcleos museológicos da Ribeira Chã, em reconhecimento ao facto de ter dedicado, toda a sua vida, à elevação cultural da freguesia onde apostolou.

A exposição de longa duração integra ainda mais duas temáticas. Uma delas tem como tema a Arte Sacra, destacando-se a reconstituição do altar da antiga igreja de São José da Ribeira Chã, onde se expõem variadas peças de arte sacra desse templo, aspetos que a anterior exposição já continha e que agora foram atualizados. A outra centra-se na Etnografia, expondo trajes tradicionais, figuras cerâmicas concebidas por Luís da Luz Gouveia, e a evocação da antiga escola da freguesia.

Com a intenção de garantir maior acessibilidade, esta intervenção disponibiliza no piso térreo um documentário que permite a realização de uma visita virtual.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados