Açoriano Oriental
Lagoa celebra amanhã 12 anos de elevação a cidade

Lagoa assinala amanhã também o 502.º aniversário de elevação a vila e sede de concelho. Programa comemorativo é alargado em abril

Lagoa celebra amanhã 12 anos de elevação a cidade

Autor: Paulo Faustino

A Lagoa celebra amanhã o 12.º aniversário da sua elevação a cidade e o 502.º aniversário de elevação a vila e sede de concelho com um programa comemorativo alargado em abril.

“Esta celebração representa a notoriedade que o concelho alcançou  e a importância que esta data representa para todos os lagoenses”, destacou a presidente da Câmara Municipal da Lagoa (CML), citada numa nota de imprensa.

Segundo informa nota de imprensa, o programa comemorativo conhecerá o seu ponto alto amanhã, feriado municipal, que será celebrado com uma arruada de filarmónicas, em que participarão as três filarmónicas do concelho: Sociedade Filarmónica Lira do Rosário, Sociedade Filarmónica Estrela D’Alva e Sociedade Filarmónica Fraternidade Rural.
De acordo com a mesma fonte, a concentração para esta arruada está prevista a partir das 19h30, no edifício dos Paços do Concelho, onde serão entoados os hinos nacional e regional, seguindo-se o desfile até ao convento de Santo António, que culminará com a entoação do hino da Lagoa na escadaria deste edifício municipal.

Depois, haverá “Clássicos de Broadway”, numa direção artística de João Ponte e Diogo Carvalho, o qual é também responsável pela direção musical do concerto, que contará com a colaboração dos solistas Alexandra Medeiros, João Ponte e Raquel Dutra e a participação do Orfeão de Nª. Srª. do Rosário, cuja maestrina é Carmen Súbica. O concerto musical está previsto para as 21h00, sendo a receção de convidados pelas 20h30.

Os 50 anos do 25 de Abril, Dia da Liberdade, serão assinalados na Lagoa com a exibição, nas redes sociais da edilidade, do documentário “Memórias de Abril” e de uma intervenção comunitária intitulada “Os cravos saem à rua”, patente na Praça N. Sra. do Rosário, com uma instalação alusiva ao tema “antes do 25 de abril #não podias”.

As festividades do feriado municipal, juntamente com a celebração das comemorações dos 50 anos do 25 de abril, terminam com uma visita guiada e comentada - “Percurso por algumas indústrias” - cujo ponto de encontro, a 27 de abril, a partir das 9h30, será próximo da Fábrica da Cerâmica Vieira. Nesse dia, será ainda inaugurada às 17h00 uma exposição de Luís França e José Maria França Machado, no Centro Cultural da Caloura, na vila de Água de Pau.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados