Açoriano Oriental
Covid-19
Laboratório chinês confiante na vacina CoronaVac apesar de suspensão de testes

O laboratório chinês Sinovac Biotech manifestou-se confiante na segurança da sua vacina experimental contra a covid-19, apesar da suspensão de um ensaio clínico no Brasil após um "incidente grave".

Laboratório chinês confiante na vacina CoronaVac apesar de suspensão de testes

Autor: Lusa/AO Online

"Estamos confiantes na segurança da vacina", disse a Sinovac em comunicado, afirmando que o incidente em questão "não está relacionado" com a vacina.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou na segunda-feira que decidiu interromper o ensaio clínico da vacina CoronaVac, da Sinovac, após um “incidente grave" ocorrido em 29 de outubro.

A organização não forneceu detalhes sobre o que aconteceu, mas indicou que este tipo de incidentes inclui morte, efeitos colaterais potencialmente fatais, incapacidade grave, hospitalização e outros "eventos clinicamente significativos".

O órgão público que coordena os testes de vacinas no Brasil, o Instituto Butantan, disse que ficou "surpreendido" com a decisão e dará uma conferência de imprensa às 14:00 (GMT) (mesma hora em Lisboa) de hoje.

A suspensão do ensaio clínico da CoronaVac ocorreu no mesmo dia em que a gigante farmacêutica norte-americana Pfizer anunciou que a sua vacina contra o coronavírus havia alcançado 90% de eficácia.

As vacinas candidatas da Pfizer e do Sinovac estão em ensaios da Fase 3, a última fase antes de receberem aprovação regulamentar.

Além do Brasil, a CoronaVac está igualmente a ser testada na China, Turquia, Bangladesh e Indonésia.


PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.