Açoriano Oriental
Ucrânia
Kiev acusa ex-força de intervenção policial de combater do lado russo

As autoridades ucranianas indicaram que 20 membros do grupo Berkut, uma força de intervenção policial que desertou para a Rússia em 2014, estão a participar na guerra ao lado das forças russas e dos separatistas russófonos.

Kiev acusa ex-força de intervenção policial de combater do lado russo

Autor: Lusa/AO Online

Diversos efetivos da designada “Companhia Negra”, dirigida pelo comandante Dimitro Sadovnik, e acusada de ser responsável por cerca de 50 mortes no decurso dos protestos do denominado Euromaidan, no final de 2013 e inícios de 2014, estarão envolvidos nos combates. Este grupo já foi acusado de uso excessivo da força, tortura e outras práticas ilegais.

De acordo com os serviços de informações ucranianos, desde a invasão russa há nove meses, as autoridades vigiaram vários dos antigos membros desta força policial e conseguiram concluir que pelo menos 20 estão a lutar do lado russo.

O gabinete estatal de investigação da Ucrânia sustém que Sadovnik e os seus homens se encontram em território controlado pelas tropas russas. “Temos conhecimento que alguns dos seus subordinados lutam atualmente contra a Ucrânia”.

O procurador-geral da Ucrânia, Oleksi Khomenko, já indicou “aqueles que participaram na repressão dos protestos de 2013 e 2014 estão agora a matar militares ucranianos do lado do inimigo”.

Em março de 2014, as unidades do Berkut estacionadas na Crimeia uniram-se à Rússia após as novas autoridades ucranianas terem anunciado a sua dissolução por atos de violência cometidos na ocasião.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados