Dívida

Juros passam os 6,8% e renovam máximo histórico

Os juros da dívida portuguesa a 10 anos voltam esta segunda-feira a negociar em máximos históricos ao ultrapassar os 6,8 por cento no mercado secundário, num movimento de subida partilhado com a Irlanda.


Pelas 15:04 de Lisboa, os juros das Obrigações do Tesouro a 10 anos atingiam os 6,806 por cento, acima do anterior máximo de 6,607 atingido na quinta-feira passada.

Este novo recorde histórico dos juros dos títulos com maturidade a dez anos acontece nas vésperas da emissão de dívida pública de longo prazo pelo Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público, a 10 de Novembro, em que o Tesouro quer conseguir um mínimo de 600 milhões de euros.

Na Irlanda, os juros para comprar Obrigações do Tesouro com a mesma maturidade também estão no recorde histórico de 7,877 por cento, no dia em que o comissário dos Assuntos Económicos, Olli Rehn, aterra em Dublin para debater o plano de austeridade do Governo irlandês.
PUB

Premium

O psiquiatra João Mendes Coelho defende o reforço da resposta clínica do Serviço Regional de Saúde (SRS) ao consumo de drogas nos Açores, alertando para os riscos do policonsumo e da automedicação. O alerta surge na sequência dos dados do inquérito europeu sobre drogas, que revelam padrões de consumo preocupantes na região