Açoriano Oriental
Regional
Jerónimo de Sousa confiante no regresso dos comunistas ao Parlamento açoriano
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, manifestou-se convicto de que os comunistas têm condições para voltar a ter uma representação parlamentar na Assembleia Regional dos Açores, na sequência das eleições de Outubro.
Jerónimo de Sousa confiante no regresso dos comunistas ao Parlamento açoriano

Autor: Lusa/AO online
Em declarações à agência Lusa durante uma visita à ilha das Flores, no âmbito da pré-campanha para as legislativas regionais de 19 de Outubro, Jerónimo de Sousa aposta na reeleição de Paulo Valadão, ex-deputado do PCP no Parlamento açoriano e cabeça-de-lista do partido naquela ilha do Grupo Ocidental.
“Temos boas expectativas de voltar a ter uma representação parlamentar na Assembleia Legislativa, de novo com o camarada Paulo Valadão”, sublinhou o líder nacional dos comunistas.
Jerónimo de Sousa disse que a população da ilha das Flores, que por quatro vezes elegeram um deputado do PCP no Parlamento dos Açores, “ficaram a perder, nos últimos quatro anos, por não terem quem os defendesse na Assembleia”.
O secretário-geral do PCP efectuou hoje vários contactos com os habitantes locais, para manifestar o seu apoio a Paulo Valadão, um veterinário que, durante 16 anos, foi deputado nos Açores.
Jerónimo de Sousa ficou satisfeito com a “simpatia” manifestada nas ruas de Santa Cruz das Flores por parte habitantes locais em relação aos candidatos comunistas e diz mesmo que, “se a simpatia fosse transformada em votos”, Paulo Valadão já estava eleito.
A alteração à lei eleitoral nos Açores, que passou a ter um círculo de compensação, a juntar aos nove círculos de ilha já existentes, veio beneficiar, na opinião do dirigente comunista, os pequenos partidos.
Jerónimo de Sousa entende que, por isso, o PCP poderá aspirar à eleição de um segundo deputado pelo círculo de compensação, embora diga que esse é um objectivo complicado de alcançar: “não é fácil, mas também não é utópico”.
A ilha das Flores, no Grupo Ocidental dos Açores, possui apenas 3.219 eleitores, segundo os dados da Comissão Nacional de Eleições, e elege três deputados à Assembleia Regional. 
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados