Açoriano Oriental
Jean-Claude Juncker inicia terça-feira consultas a candidatos a comissários europeus
O próximo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Junker, inicia na terça-feira a ronda de entrevistas aos candidatos propostos pelos Estados-membros para integrar o novo executivo comunitário, anunciou hoje a sua porta-voz, Natasha Bertraud.
Jean-Claude Juncker inicia terça-feira consultas a candidatos a comissários europeus

Autor: Lusa/AO Online

"Junker começará já amanhã (terça-feira) a entrevistar os candidatos, com vista a formar o seu Colégio de Comissários", disse a porta-voz na conferência de imprensa diária da Comissão Europeia.

"Não sabemos quando vai terminar o processo", salientou, uma vez que a Bélgica ainda não indicou qualquer nome.

Bertraud adiantou também que primeiro serão anunciados os nomes das pessoas que integrarão a futura Comissão e só depois as respetivas pastas.

Ocupado está já o cargo de Alta Representante para a Política Externa e de Defesa, para o qual foi nomeada, no sábado, pelos líderes dos 28, a chefe da diplomacia italiana, Federica Mogherini, que será ainda vice-presidente da "Comissão Juncker".

Portugal escolheu Carlos Moedas, atual secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, para comissário.

A "Comissão Barroso" termina o seu mandato a 31 de outubro e o novo colégio deverá entrar em funções no dia 01 de Setembro, mas o Parlamento Europeu já avisou que não aceitará uma redução do número de mulheres no executivo comunitário (atualmente são nove).

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados