Açoriano Oriental
Istambul terá o maior aeroporto do mundo a partir de 2016
O terceiro aeroporto de Istambul, cuja construção deverá arrancar em 2015, terá capacidade para 150 milhões de passageiros por ano, o que fará da infraestrutura a maior do mundo.

Autor: Lusa/AO online

“O terceiro aeroporto será construído na margem do Mar Negro, entre as povoações de Yeniköy e Akpinar, e terá uma extensão de 90 milhões de metros quadrados”, disse o ministro dos Transportes da Turquia, Binali Yildirim, citado pela agência de notícias EFE.

O governante concretizou hoje a localização exata da futura infraestrutura, a cerca de 35 quilómetros a noroeste do centro de Istambul, que terá cinco ou seis pistas e poderá receber 150 milhões de passageiros anualmente.

A construção do aeroporto arranca em 2015 e uma parte poderá estar em funções no ano seguinte, avançou.

Numa primeira fase, o aeroporto “apenas” terá capacidade para 100 milhões de passageiros, um valor ainda assim acima do aeroporto de Atlanta, nos Estados Unidos, que atualmente é o maior do mundo, depois de, em 2011, ter registado 92 milhões de passageiros.

A capital turca tem atualmente dois aeroportos: Ataturk, que transporta cerca de 37 milhões de passageiros por ano, e Sabiha Gökçen, do lado asiático, com 12 milhões de passageiros, apesar capacidade para duplicar este número.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados