IPMA coloca 21 concelhos de cinco distritos do continente em risco muito elevado de incêndio

IPMA coloca 21 concelhos de cinco distritos do continente em risco muito elevado de incêndio

 

AO Online/ Lusa   Nacional   5 de Out de 2019, 11:22

 Vinte e um concelhos dos distritos de Viseu, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Beja e Faro apresentam este sábado um risco muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, estão sob este alerta os concelhos de Tabuaço (Viseu), Gavião e Nisa (Portalegre), Odemira (Beja), Vila Velha de Rodão, Proença-a-Nova e Vila de Rei (Castelo Branco).

No distrito de Santarém, há seis concelhos com risco elevado de incêndio, nomeadamente Tomar, Vila Nova da Barquinha, Constância, Sardoal, Abrantes e Mação.

O distrito de Faro é o que apresenta o maior número de concelhos com este alerta: Aljezur, Monchique, Silves, Loulé, São Brás de Alportel, Tavira, Castro Marim e Alcoutim, adianta-se na informação publicada no ‘site’ do IPMA.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje nas regiões Norte e Centro céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até final da manhã, em especial no litoral, tornando-se muito nublado no Minho para o final do dia.

O vento soprará fraco a moderado (até 25 km/h) do quadrante oeste, soprando temporariamente forte (até 45 km/h) nas terras altas da região Centro, em especial a partir da tarde.

Para a região Sul, as previsões apontam para céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste até meio da manhã. O vento estará fraco a moderado (até 30 km/h) de noroeste, soprando temporariamente forte (até 45 km/h) nas terras altas, em especial a partir da tarde. O IPMA prevê para o continente uma pequena descida da temperatura máxima no litoral.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 25 graus Celsius em Lisboa e em Bragança, 22 na Guarda, 20 em Viana do Castelo, 28 em Évora, 26 em Beja e 27 em Faro.



Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.