Açoriano Oriental
Investigador Henrique Leitão distinguido com o Prémio Pessoa 2014
O investigador Henrique Leitão é o vencedor da 28.ª edição do Prémio Pessoa 2014, foi anunciado esta sexta-feirapelo presidente do júri, Francisco Pinto Balsemão, no Palácio de Seteais, em Sintra.

Autor: Lusa/AO Online

 

Nascido em Lisboa, a 07 de novembro de 1964, Henrique José Sampaio Soares de Sousa Leitão é doutorado em Física pela Universidade de Lisboa em 1998, e é atualmente Investigador Principal no Centro Interuniversitário da História das Ciências e Tecnologia (CIUHCT), e docente na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

No seu percurso profissional, Henrique Leitão "combina a sólida formação científica com um conhecimento humanista, que o torna num verdadeiro cultor da interdisciplinaridade", sublinhou hoje o presidente do júri, Francisco Pinto Balsemão, no anúncio do prémio.

Ainda sobre o trabalho de Henrique Leitão, foi destacada a projeção nacional e internacional da Exposição “360º Ciência Descoberta” (2013), "dando a conhecer ao grande público a importância crítica que a Península Ibérica teve para o desenvolvimento científico e o progresso civilizacional".

Além do presidente, Francisco Pinto Balsemão, o júri desta edição do prémio integra ainda Álvaro Nascimento, António Barreto, Clara Ferreira Alves, Diogo Lucena, João Lobo Antunes, José Luís Porfírio, Maria de Sousa, Pedro Norton, Rui Magalhães Baião, Rui Vieira Nery, Viriato Soromenho-Marques e Maria Manuel Mota, vencedora em 2013, pelos estudos desenvolvidos sobre a malária.

O Prémio Pessoa é atribuído anualmente desde 1987 a uma pessoa que, segundo a organização, tenha sido "protagonista de uma intervenção particularmente relevante e inovadora na vida artística, literária ou científica do país".

O historiador José Mattoso, os poetas António Ramos Rosa e Herberto Helder (que recusou o galardão), a pianista Maria João Pires, os investigadores António e Hanna Damásio, os arquitetos Eduardo Souto de Moura e Carrilho da Graça e o ensaísta Eduardo Lourenço são algumas das personalidades já distinguidas.

O Prémio Pessoa é uma iniciativa do semanário Expresso com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados