Açoriano Oriental
Indústria Unileite cria “maior unidade” fotovoltaica para autoconsumo dos Açores

A “maior unidade” dos Açores de produção de energia solar fotovoltaica para autoconsumo, constituída por 2.222 painéis fotovoltaicos, vai ser instalada pela indústria de lacticínios Unileite, anunciou a empresa.

Indústria Unileite cria “maior unidade” fotovoltaica para autoconsumo dos Açores

Autor: Lusa/AO Online

A indústria, através de uma parceria com a empresa Profit Energy, irá implementar este projeto nas suas instalações, localizadas na freguesia dos Arrifes, na ilha de São Miguel, pretendendo uma produção anual de 1.247 MWh, equivalente a cerca de 50% dos consumos atuais desta unidade fabril.

De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Unileite, Pedro Tavares, citado em nota de imprensa, este investimento é considerado “estratégico para a empresa, permitindo não só a redução dos custos de produção, como a autossuficiência energética e a diminuição da pegada ecológica, contribuindo com uma redução anual de 586 toneladas de CO2”.

Pedro Tavares refere que “este investimento vem reforçar a capacidade competitiva da Unileite, tornando-a numa indústria mais moderna, inovadora e sustentável”.

O projeto, com instalação prevista para agosto, insere-se no conjunto de ações que o Conselho de Administração daquela indústria “tem vindo a implementar, no sentido de adaptar a empresa à conjuntura atual, pautada pelas preocupações ambientais e pelo agravamento dos custos energéticos, muito por conta do atual conflito entre a Rússia e a Ucrânia”.

Para o gestor, “hoje em dia a sustentabilidade está presente em quase todas as decisões relevantes para a Unileite”, estando-se a “introduzir medidas para reduzir o impacto no meio ambiente”.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados