Espanha

Importações de serviços de Portugal cresceram mais que 30%

As importações espanholas de serviços de Portugal aumentaram 30,4 por cento no segundo trimestre, ou 10 vezes mais que a média de aumento do total de importações espanholas deste tipo, revelam dados do Instituto espanhol de Estatística.


As estatísticas mostram que em termos anuais o aumento foi de 19,9 por cento, quase três vezes mais que o crescimento médio das importações totais de serviços feitas por Espanha.

    No que toca às exportações de serviços de Espanha para Portugal o aumento no segundo trimestre, face ao trimestre anterior, foi de 19,8 por cento, acima da média de 12,3 por cento.

    Este valor foi o mais elevado registado no espaço europeu.

    Em termos anuais o aumento nas exportações para Portugal foi de 4,3 por cento, abaixo da média total de 7,5 por cento.

    Segundo o Instituto espanhol de Estatística, os aumentos nas exportações de serviços registam-se em particular nos sectores de serviços empresariais e de serviços de informática e informação - com taxas interanuais de crescimento de 85,1 por cento e de 17,3 por cento, respectivamente.

    Os aumentos nos serviços empresariais, nos pessoais, nos culturais e nos recreativos foram os maiores em termos de importações.
PUB

Região conta com mais de 400 empresas de animação turística licenciadas. Os dados foram divulgados pela Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, em resposta a críticas da AREAT, que alertou para a atividade ilegal e a falta de fiscalização no setor