Açoriano Oriental
Açores/Sismos
Ilha de São Jorge com 303 sismos sentidos desde março

Um sismo foi sentido esta terça-feira na ilha de São Jorge, nos Açores, elevando para 303 os sismos percecionados pela população e para 43.593 os registados desde o início da crise sismovulcânica, revelou o CIVISA.

Ilha de São Jorge com 303 sismos sentidos desde março

Autor: Lusa/AO Online

Numa nota informativa divulgada na sua página da Internet, o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) indica que, pelas 00h56 de hoje, um evento de magnitude 1,6 na escala de Richter foi sentido com intensidade máxima III na freguesia de Urzelina, concelho de Velas.

Num ponto de situação feito esta terça-feira, o CIVISA refere que a atividade sismovulcânica que se tem vindo a registar na ilha de São Jorge desde as 16h05 de 19 de março “continua acima do normal, estendendo-se, grosso modo, ao longo de uma faixa desde a Ponta dos Rosais até à zona do Norte Pequeno – Silveira”.

“Até ao momento, foram registados aproximadamente 43.593 eventos de baixa magnitude e de origem tectónica”, acrescenta.

Entre as 00h00 e as 10h00 de hoje “foram contabilizados aproximadamente 124 sismos (um dos quais sentido)”.

De acordo com o CIVISA, “globalmente, a atividade sísmica das últimas semanas apresenta uma ligeira tendência decrescente, por vezes interrompida por pequenos períodos de maior frequência e/ou energia libertada”.

“No âmbito da monitorização geodésica, os dados existentes desde o início de abril não evidenciam deformação significativa na zona epicentral”, acrescenta.

A 08 de junho, o CIVISA baixou o nível de alerta na ilha de São Jorge de V4 (ameaça de erupção) para V3 (sistema ativo sem iminência de erupção).

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados